“O essencial é invisível aos olhos!”
Percebe-se que estávamos vivendo valorizando o macroscópico, o que era aparente, visível para si e para a maioria das pessoas, até o momento em que ocorreu uma pausa global, o mundo parou e se reinventou com as mudanças causadas por um vírus invisível?
O microscópico tem muito a nos ensinar e auxiliar, vamos refletir sobre os invisíveis favoráveis/essenciais:
- Vitais/biológicos: o ar que respiramos, o sistema imunológico que nos protege – inclusive, eles são importantíssimos para combater os vírus – as bactérias boas do intestino que auxiliam na digestão e absorção de nutrientes;
- Tecnológico: física moderna/contemporânea com o estudo das partículas/nanotecnologia, desenvolvimento de tratamentos e equipamentos, a internet (o invisível que conecta);
- Financeiro: banco e transações virtuais, dificilmente se vê o dinheiro, não se guarda mais no cofre, hoje se lida com os números pelo aplicativo;
- Negócios: loja virtual, carro de aplicativo, aluguel de casa sem ver pessoalmente – contrata-se olhando fotos e comentário no aplicativo – consultas da área da saúde online. Não se usa mais o “fio do bigode”, mas o “fio invisível da internet”;
- Social: a tal “química que rola” entre as pessoas, o “deu match”, a sintonia, a afinidade;
- Psicológico: Os softs skills, como se tem mencionado atualmente, as competências comportamentais que não são palpáveis e até mais complexas de se desenvolver comparado ao conhecimento técnico, tais como pensamentos, sentimentos, criatividade, memória, atenção, raciocínio, inteligência emocional, sabedoria, empatia, confiança, missões, valores, visão e muito mais.
Será que o mundo está mudando e o que era importante antes, talvez não seja mais daqui para frente? Difícil responder com certeza, mas podemos pensar em como ele já está observando as novas gerações. Este público denota apreciar mais o invisível que o visível, o encoberto do que o aberto, tende a valorizar mais o ser do que o ter, a experiência, a conexão, o compartilhar do que o adquirir e guardar, gerações que pensam de forma global e sistêmica, que se preocupam em agregar valor e não preço, que o impacto ambiental, social e psicológico importa e muito.
Se o mundo está se voltando para o microscópico, você conhece o seu invisível (o que você pensa, sente, valoriza, qual sua missão, visão e valores)? Conhece o invisível de seu cliente, o que faz sentido para ele, o que o move, o que o deixa mais seguro? Conhecer o seu invisível e de seu cliente, aumenta as possibilidades de acolhimento e apresentação de propostas mais coerentes e efetivas, gerando uma relação de conexão, de compartilhamento e de confiança.
A psicoterapia é uma grande auxiliadora no processo de autoconhecimento, no desenvolvimento de softs skills e de habilidades sociais importantes para o estabelecimento de vínculos mais saudáveis, consequentemente mais efetivos, com ganho mútuo e equilibrado.
Carolina Alves Quintino
Psicóloga | 08/13621