TRANSFORMAÇÃO
Você já se perguntou se é possível passar por situações de estresse e vê-las como uma oportunidade de se autoconhecer, aprender, crescer e levar esse novo repertório para outros desafios da vida? Vamos entender:
Em períodos difíceis, é natural sentir ansiedade, especialmente quando os três pilares de sustentação humana (biológico, psicológico e social) são afetados. Abaixo a Pirâmide de Maslow que ilustra e subdivide essa tríade.
A pandemia foi um exemplo de sensibilização dessa estrutura, deixando o biológico vulnerável, pois estávamos aprendendo sobre a melhor maneira de nos imunizar. No aspecto psicológico, novos repertórios comportamentais foram solicitados, expondo as pessoas ao estresse, perdas ou mudanças nas fontes de prazer, acionando o sistema de alerta. Socialmente, estávamos acostumados a nos proteger em comunidade, mas o isolamento foi necessário.
Diante de um cenário como o que vivemos na pandemia, é comum que a ansiedade aumente, podendo:
- Paralisar;
- Desorganizar o comportamento;
- Ou, gerar fuga/esquiva da situação.
Na primeira situação, você pode ficar sem reação, negligenciando cuidados importantes. Na segunda, pode ocorrer compras excessivas, agitação motora e, na última, pode haver uma tendência a evitar o assunto e não se adaptar às ações necessárias para o momento.
Embora essas reações sejam naturais, é possível enfrentar esse momento com foco no autoconhecimento, autoanálise e em ações que possam trazer mudanças positivas e favoráveis a longo prazo. Como sugere a imagem abaixo:
Existem alguns exercícios que podem ajudar, tais como meditação, mindfulness, gratidão e muitos outros. Vou descrever o da gratidão que é bem simples: pegue um pote transparente, pode ser até de conserva, escreva diariamente em um papel algo que você é grato e coloque neste pote. É só isso!
Mas parar para pensar no que você é grato no dia lhe coloca no aqui e agora, tira o foco do problema e direciona para solução, com isso, reduz a ansiedade e pode melhorar a autoestima, autoconfiança e colecionar boas memórias, pois você verá o pote enchendo de gratidão.
De tempo em tempo, você pode pegar um destes papéis e relembrar que o momento foi desafiador, que você o superou e ainda cresceu.
Desejo a todos sabedoria para transformar o desafio dos momentos estressantes em aprendizado e crescimento!
Carolina Alves Quintino
Psicóloga | 08/13621