DO MEDO AO APRENDIZADO E CRESCIMENTO

Em Si Psicologia

TRANSFORMAÇÃO

Entendo que, talvez, em um primeiro momento, você tenha vontade de mudar de artigo porque não aguenta mais ler, ver, ouvir e viver a pandemia do Covid -19. Mas, calma, vamos pensar no Covid como uma possibilidade de se autoconhecer, aprender, crescer e levar este novo repertório para outros desafios da vida. Vamos entender:

Em períodos difíceis é natural sentir ansiedade, principalmente quando sensibilizam os três pilares de sustentação humana (biológico, psicológico e social). Abaixo a Pirâmide de Maslow que ilustra e subdivide essa tríade.

O Corona vírus tem sensibilizado essa estrutura deixando o biológico vulnerável, pois ainda estamos aprendendo sobre a melhor maneira de se imunizar. O psicológico porque o momento solicita novos repertórios comportamentais, expõe as pessoas ao estresses, perdas ou trocas de fontes de prazer e aciona o sistema de alerta. O social, pois estamos acostumados a nos protegermos em comunidade, e neste momento, estamos em isolamento, privados do contato.

Diante deste cenário, é muito comum a ansiedade aumentar, podendo paralisar, desorganizar o comportamento ou gerar fuga/esquiva da situação: na primeira a pessoa pode ficar sem reação, negligenciando cuidados, na segunda pode haver compras de forma exagerada, agitação motora e na última há uma tendência a fugir do assunto e da adaptação de ações importantes para o momento.

Embora essas reações sejam naturais, é possível ter outra maneira de fazer a travessia deste momento focando no autoconhecimento, autoanálise e ter outras ações que possam trazer mudanças positivas e favoráveis em longo prazo. Como sugere a imagem abaixo.

Existem alguns exercícios que podem ajudar, tais como meditação, mindfulness, gratidão e muitos outros. Vou descrever o da gratidão que é bem simples: pegue um pote transparente, pode ser até de conserva, escreva diariamente em um papel algo que você é grato e coloque neste pote. É só isso! Mas parar para pensar no que você é grato no dia te coloca no aqui e agora, tira o foco do problema e direciona para solução, com isso, reduz a ansiedade e pode melhorar a autoestima, autoconfiança e colecionar boas memórias, pois você verá o pote enchendo de gratidão. De tempo em tempo, você pode pegar um destes papéis e relembrar que o momento foi desafiador, que você o superou e ainda cresceu.

Desejo a todos sabedoria para transformar o desafio do momento em aprendizagem e crescimento!

Carolina Quintino CRP 08/13621

publicado
Categorizado como News